Tendinite Glútea

No quadril, os tendões dos músculos glúteos (máximo, médio e mínimo) são os mais acometidos por tendinites. A dor se localiza na região lateral do quadril (sobre o trocanter do fêmur) podendo irradiar pela face lateral da perna.

O tendão do músculo ílio-psoas e dos músculos adutores também são regiões comumente acometidas por processo inflamatório e/ou degenerativo.

Os atletas que praticam atividades físicas que envolvem o uso excessivo das pernas são os mais afetados por tendinites, é o caso de esportes como ciclismo, futebol e corrida. Idosos também podem ser acometidos pela doença, isso acontece em virtude do desgaste progressivo da articulação do quadril.

A dor normalmente ocorre perto da articulação, que aumenta com os movimentos e costuma piorar à noite. A espessura do tendão pode se apresentar aumentada.

A condição dolorosa pode irradiar do quadril para a perna. O paciente pode sentir dificuldades para movimentar as pernas ou para caminhar, deitar e sentar sobre o lado afetado e também pode sentir cãibras (especialmente, após um longo período em repouso).