Sindrome do impacto femoroacetabular

Esse é um problema muito comum entre as lesões no quadril. O impacto femoroacetabular acontece quando existe algum tipo de crescimento ósseo que leve a um excesso de contato entre o fêmur e o acetábulo. Ainda não se conhecem todas suas origens, mas estima-se que um dos grandes culpados seja uma mecânica errada de movimento.

Geralmente existe uma projeção óssea no colo do fêmur ou na borda do acetábulo. É por causa dela que as duas estruturas passam a sofrer impacto durante os movimentos diários.

Caso o paciente seja um praticante de esportes provavelmente terá o dano aumentado e perceberá a patologia mais rápido. Durante as atividades físicas o corpo é exposto a impacto bastante maior que está acostumado. Assim, o quadril precisa de uma boa mecânica de movimento para conseguir distribuir e dissipar as forças geradas.

Existem três tipos de lesões no quadril causadas por impacto femoroacetabular:

  • CAM: acontece com o crescimento ósseo no colo ou cabeça do fêmur. Causa impacto principalmente durante os movimentos de flexão, adução e rotação interna de quadril.
  • Pincer: é o crescimento anormal na borda do acetábulo.
  • Misto: é uma mistura em variados graus dos dois tipos de lesões.

As lesões no quadril do tipo CAM são mais comuns em homens e lesões do tipo pincer acontecem mais em mulheres. Apesar disso, a lesão que realmente é mais comum na população geral são as de tipo misto.