Cifose, lordose, escoliose

É fundamental identificar e entender as deformidades da coluna vertebral para tratá-las adequadamente. ⠀

• Escoliose:

Normalmente é possível notar a escoliose pois ela é uma curvatura anormal da coluna vertebral. Uma das características além da curvatura é a diferença entre o tamanho dos ombros e também, o comprimento das pernas. É comum ocorrer na faixa dos 10 aos 15 anos mas também afeta adultos.⠀

Para o tratamento da escoliose, dependendo do caso, pode ser necessário o uso de Colete toraco-lombar, fisioterapia ou em casos mais críticos, o procedimento cirúrgico.⠀

Aproximadamente 80% dos casos de escoliose são idiopáticos, ou seja, de causa desconhecida.

Precisamos estar atentos a nossos hábitos e comportamentos para prevenir problemas posturais.⠀

• Cifose

A principal característica da cifose torácica (corcunda) é o abaulamento das costas provocado pelo aumento exagerado da curvatura posterior dessa parte da coluna.

Ocorre uma projeção para frente dos ombros, pescoço e cabeça e a capacidade de sustentação da coluna reduz.

A cifose pode ser côngenita, adquirida ou postural.

As principais causas são: má postura, doenças degenerativas e osteoporose. É mais comum entre as mulheres.

O tratamento pode ser realizado através de RPG, pilates, fisioterapia, osteopatia e coletes.

• Lordose

Esta é uma curvatura interna aumentada da espinha que coloca muita pressão ou tensão sobre outras regiões da coluna vertebral causando dor. ⠀

Esta deformidade pode causar dor e formigamento em diversas regiões do corpo além de dificultar movimentos.

Na Orthos clínica, temos ortopedistas especializados em tratamento para coluna além das terapias necessárias para aliviar a dor e corrigir a postura como Pilates e RPG.