Sindrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia que ocorre pela compressão dolorosa (pinçamento) do nervo mediano que passa por um canal estreito chamado Túnel do Carpo, localizada entre a mão e o antebraço.

É o nervo mediano que confere sensibilidade ao polegar, dedo indicador, dedo médio e o lado do dedo anelar que fica voltado para o polegar.

Dentre as principais causas da Síndrome do Túnel do Carpo, estão a LER (lesão por esforço repetitivo) gerada por movimentos repetitivos como o uso do teclado e trabalhos manuais. Também pode ocorrer por causa traumática (queda e fratura), inflamatória (artrite reumatoide), hormonal, diabetes ou medicamentosa.

A síndrome do túnel do carpo provoca dormência, formigamento e dor nos dedos dificultando a execução de tarefas simples, como segurar uma xícara ou amarrar o sapato.

A dor pode ir para o braço e até o ombro.

Quando não há melhoria no tratamento conservador que inclui fisioterapia, medicamentos e imobilizadores, a cirurgia para a síndrome do túnel do carpo é indicada. Ela tem o objetivo de liberar o nervo que está sendo pressionado na região do punho, aliviando os sintomas clássicos como formigamento ou sensação de picada na mão e nos dedos.