Fascite plantar

Você já deve ter sofrido de fascite plantar em algum momento da sua vida. A sensação é de dor forte, em facada, debaixo do pé, próximo ao calcanhar.

A fascite plantar é uma inflamação na fáscia plantar, uma membrana que recobre a musculatura da sola do pé e que vai do calcanhar até os dedos e que ajuda a manter a curvatura do pé firme.

O sintoma mais comum da fascite plantar é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar e que ocorre mais intensamente pela manhã. Pode aparecer inchaço e vermelhidão.

Sem tratamento, a dor faz com que você mude a forma de andar e com isso, contribua para a lesões no joelho, quadril e coluna.

Causas da fascite plantar

A fascia plantar ajuda a amortecer e distribuir o impacto sobre a curvatura do pé. Na maioria de casos de fascite plantar, o problema ocorre pelo estiramento excessivo da fáscia ou repetição de microtraumatismos nesta área. Sobrepeso, idade e atividade física exagerada contribuem para o transtorno.

Tratamento para fascite plantar

Uma vez identificada pelo ortopedista a inflamação, algumas são as opções de tratamentos: colocação de gelo no local para aliviar a dor e combater a inflamação, massagem, medicação, fisioterapia que pode ser associada ao uso de ultrassom e laser, alongamentos e/ou exercícios para fortalecer os músculos dos pés.

Na fascite mesmo em casa evite calçados ou chinelos rasteiros sem salto e faça alongamento excêntrico matinal.