Artrose de Quadril

No quadril normal, a cabeça do fêmur e a pélvis são cobertos por uma cartilagem macia que permite o fácil deslizamento da cabeça do fêmur dentro da cavidade (acetábulo). Uma articulação normal deve possibilitar os movimentos do quadril em várias direções, ser estável e indolor.

Existe uma série de condições que causam doenças na articulação do quadril. Em quase todos os casos a cartilagem articular está afetada e muitas vezes ausente (quadro conhecido como “desgaste do quadril”) que muitas vezes ocorre em função da artrose na articulação.

Nesta situação o osso do fêmur começa a raspar no osso da bacia, em vez de estar separado pela cartilagem articular. Esse contato dos ossos produz dor e pode às vezes ser sentido pelo paciente, como se alguma coisa estivesse raspando dentro de seu quadril.

Por vezes pode-se até‚ ouvir um estalido no lugar. A medida que a doença se agrava, os movimentos do quadril podem tornar-se mais limitados, e surgem dificuldades para andar e exercer algumas atividades do dia a dia.

A Artrose no quadril pode ser causada por traumatismos antigos, por alterações congênitas da forma do quadril, por algumas doenças da infância e da adolescência que tenham afetado o quadril, ou pelo desgaste puro da cartilagem, sem razão aparente.

O tratamento para a artrose do quadril vai depender no nível de desgaste da articulação podendo variar entre medicação (analgésicos, anti-inflamatorios e condoprotetores) além de fisioterapia e terapia por ondas de choque. Para casos mais avançados, pode ser necessário o uso de uma prótese através da cirurgia de artroplastia do quadril.