Tendinites

A tendinite pode afetar os tendões do corpo todo, mas tende a ocorrer com mais frequência nos pés e tornozelos devido a sobrecarga sobre eles. Ela pode ocorrer de forma aguda ou crônica.

Algumas razões para a inflamações dos tendões desta região: sobrecarga durante atividades físicas diárias, pisada incorreta, formato dos pés, traumas, instabilidade e treinos inadequados.

Sintomas da tendinopatia no tornozelo

Normalmente, no estágio inicial da doença, a dor no tornozelo é menos intensa após o aquecimento e durante o repouso. Conforme ela evolui, a pode ocorrer até mesmo no repouso.

Os principais sintomas são: dor na articulação, inchaço no tornozelo e dificuldade para movimentar o pé.

É importante procurar um especialista para um correto diagnóstico e plano de tratamento.

Tratamento da tendinopatia no tornozelo

O tratamento para a tendinopatia no tornozelo deve ser indicado pelo ortopedista e pode incluir aplicação de gelo, uso de anti-inflamatórios, fisioterapia e em casos mais graves, cirurgia para reparar os tendões.

Tendinite no tendão de Aquiles

Esta é uma das tendinites mais comuns. O Tendão de Aquiles por sua localização é demandado constantemente para gerar a força necessária para caminhar, correr e ficar nas pontas dos pés, por exemplo.

Pode ocorrer inflamação tanta na área de contato com o calcanhar como nas áreas superiores, principalmente em corredores, uso constante de salto alto e sobrepeso.

Normalmente as dores ocorrem durante as atividades físicas e melhoram no repouso. Pode ocorrer vermelhidão e inchaço no local.