Capsulite Adesiva ou Ombro Congelado
A capsulite adesiva, conhecida popularmente como “ombro congelado”, caracteriza-se pela limitação dos movimentos e intensa dor no ombro, que pode durar de vários meses até anos.
Provocada por uma inflamação da cápsula que reveste o ombro, que é um tecido elástico mas se torna rígida e bastante dolorosa. O quadro inicial de capsulite adesiva ocorre com progressiva dor ao movimentar o ombro, que torna-se muito intensa e causa também gradual perda da capacidade de mover o ombro e costuma surgir com qualquer movimento.
É possível que o ombro congelado atrapalhe as atividades normais da vida do paciente por pelo menos 1 ano. Algumas possíveis causas da capsulite adesiva incluem:
- Trauma no ombro
- Diabetes
- Hipotireoidismo
- Doenças cardiovasculares
- Causa desconhecida
Alguns outros fatores de risco:
- Idade acima de 50 anos
- Imobilização prolongada do braço
- Cirurgias (não necessariamente do ombro)
- Doença de Parkinson
- AVC
- Doenças cardiovasculares
Durante a fase inicial, o tratamento costuma ser realizado através de medicação e acupuntura para controle da inflamação e dor.
Após este momento, com a dor controlada, indicamos a fisioterapia que inclua exercícios para recuperar a amplitude articular do ombro. É um processo longo que pode durar até um ano.
Nos casos mais críticos, pode ser necessário realizar infiltração com medicamentos e em último caso, a realização do tratamento cirúrgico.